Press Kit devem ser criativos para atrair público-alvo

Press Kit é uma das peças de marketing mais utilizadas por assessores de imprensa/RPs para enviar a jornalistas. O foco é chamar atenção para que sejam veiculadas notícias sobre determinado assunto. Por isso, é importante que haja conteúdo relevante no material enviado. Além disso, os kits devem chamar atenção dos destinatários, para que não virem somente mais um no meio de tantos recebidos.

Há a divisão, em pelo menos duas partes, de um Press Kit: release e produto de teste. O release é o texto que fica responsável por toda a informação que a empresa quer passar sobre determinada ação. Caso o lançamento seja de um produto, ao menos uma peça é enviada para que o jornalista/blogueiro possa conhecê-la e testá-la. Se nenhum item puder ser mandado junto ao release, a marca tenta ser criativa e criar uma ação de marketing que prenda a atenção daquele que recebe o kit.

Para obter sucesso na ação, é necessário que alguns pontos sejam pensados antes que os kits sejam enviados. É preciso pensar em qual público-alvo a empresa deseja atingir e qual a maneira mais conveniente de realizar a ação. Uma fabricante de smartphones, por exemplo, pode enviar seu material para influenciadores do público jovem, jornalistas de tecnologia e grande mídia.


Exemplos de Press Kit feito pela Claros Apoio

Se não for possível presentear com um celular para cada pessoa, a empresa pode pensar em alguma ação que remeta ao smartphone e/ou uma característica específica que seja uma das mais importantes no lançamento. Muitas vezes, a criatividade pode contar muito mais que um “presente” caro. Esses “agrados”, também conhecidos no mercado jornalístico como jabá, podem ser, inclusive, mal vistos no mercado. Itens muito caros podem ser interpretados como uma maneira de tentar “comprar” o jornalista. Algumas empresas têm políticas de teto máximo para que um empregado aceite, ou não, o presente enviado.

Uma boa ideia foi aplicada, por exemplo, pela empresa Ketchum para uma marca de fraldas. Eles enviaram para blogueiras especializadas em maternidade um kit com diferentes produtos para bebês, como bichinhos de pelúcia, babadores, chupetas, entre outros. Todos os itens, juntos, montariam um “bolo de fralda”.

Principais erros

Mesmo que não pareça, as pessoas acabam pecando mais no conteúdo do que na montagem de um Press Kit especial. Erros de português podem acabar com a imagem de uma empresa, principalmente pelo público-alvo ser de comunicadores. Além disso, textos muito grandes e com muita enrolação também acabam tirando o foco daquilo que realmente é importante.

Ou seja, antes de enviar um Press Kit é preciso estar atento àquilo que poderá chamar atenção do público que deve ser atingido e saber transmitir a mensagem que deseja ao enviar o kit. Para te ajudar a não errar, a Claros Apoio pode te ajudar no desenvolvimento e produção de todo o Press Kit. Confira na nossa página de Projetos Especiais.

#brindespromocionais #clarosapoio #presskit #sãopaulo #marketing #release

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Após mais de um ano da pandemia do novo coronavírus, a maior parte das empresas já aprendeu como lidar com o trabalho remoto e o “novo normal”. De acordo com uma pesquisa feita pela Workana, 39,4% das