Como fazer um press kit criativo?


Se você chegou aqui porque gostaria de ideias para fazer um press kit criativo e que realmente chame a atenção de quem o recebe, está no lugar certo. Mas, antes de chegarmos nesse ponto, vamos começar do começo!

O que é um press kit?

O press kit nasceu nos escritórios de assessoria de imprensa para que os jornalistas de veículos de comunicação fossem impactados por uma ação ou lançamento e, assim, tivessem mais chances de veicular a notícia.

O mais importante de um press kit – assim como em toda a comunicação entre o assessor de imprensa e o jornalista – é o release. Nesse documento, o profissional apresenta a empresa/produto/serviço, explica a notícia (por que aquilo deveria ser publicado? É um lançamento? O resultado de uma ação? Uma data comemorativa?).

Mas, além dessa “carta”, o press kit também traz objetos interessantes e que façam sentido com a notícia. Uma empresa que fale sobre a tour de uma banda, por exemplo, pode enviar pares de convites para o show ou até itens que lembrem show, como copos personalizados.

Apesar dos press kits terem nascido para estreitar a relação de assessores de imprensa com jornalistas, hoje a prática está ainda mais conhecida por causa dos influenciadores. As marcas, agora, enviam os press kits para que os queridinhos da internet o recebam e – caso gostem – gerem mídia espontânea em suas redes. É o famoso “recebidinho”.

Como fazer um press release que funciona?

A primeira coisa a pensar é no lide jornalístico (a primeira parte da notícia). Em seu primeiro parágrafo, o press release deve responder às quatro primeiras das seguintes perguntas e, logo em seguida, as duas últimas:

  1. O quê

  2. Quem

  3. Quando

  4. Onde

  5. Por quê

  6. Como

Vamos supor que a empresa esteja lançando um novo filme. O release poderia ser: “A produtora X está lançando o filme Y na plataforma de streaming Z. A obra estará disponível a partir do dia 15 de julho de 2021.

‘O filme fala sobre a história de amizade de três garotas que estudam juntas na faculdade e precisam desvendar um mistério que acontece na instituição. É uma mistura de comédia e suspense’, comenta o diretor do filme, XXXX.”

É essencial que o release traga também as informações mais importantes sobre a empresa, para que o jornalista ou o influenciador saiba mais e possa embasar sua publicação com todos os dados possíveis.


Como criar um press kit criativo

Qual a diferença entre press kit e mídia kit?

Os nomes podem ser parecidos, mas as duas coisas são bem diferentes. O press kit, como já dissemos, é o conjunto de ações com objetivo de gerar mídia espontânea. Já o mídia kit é um relatório com dados de audiência, engajamento e popularidade de um canal de comunicação (incluindo os influenciadores digitais).

Esse material é como um “portfólio” com foco em mostrar ao anunciante os benefícios (em números) de comprar um espaço naquela mídia. Normalmente, o mídia kit inclui também o valor do serviço.

Por que enviar um press kit?

Como falamos anteriormente, o objetivo do press kit é chamar a atenção de jornalistas/influenciadores para que a ação gere mídia espontânea (ou seja, sem custo para a empresa).

Imagine quanto de economia seria entre enviar um kit para a casa do jornalista ou comprar um espaço no intervalo do Jornal Nacional (que pode chegar próximo a R$ 1 milhão). Ou, sendo até mais no pé chão, enviar para um influenciador e ele postar nos stories gratuitamente – sendo que a publicidade, dependendo do profissional, pode chegar a R$ 20 mil por publicação.

Como fazer um press kit criativo?

Você já deve ter imaginado que muitas empresas façam ações de entrega de press kit. Por isso, pensar em projetos diferenciados é sempre um desafio para que a sua empresa ou cliente não seja apenas “mais um”. Confira abaixo nossas dicas:

Pensando no press kit

Elaborar um press kit está muito além de encher os jornalistas/influencers de presentes e brindes da marca. Para chamar a atenção, é preciso criar um press kit criativo para impactar e ser relevante para quem o recebe.

Tente pensar em objetos que remetam à novidade que você gostaria de passar e que acrescentem informações significativas. Por exemplo: um press kit de uma nova ração para gatos pode conter brinquedos e acessórios exclusivos para os pets.

E, claro, além da criatividade, precisa ter informações relevantes. Por isso, sempre que enviar um press kit, deve enviar também um release de apresentação do material que será divulgado. O texto é a base da produção jornalística.

Planeje a ação para o press kit

Não somente o press kit deve ser pensado com atenção, mas qual o planejamento por trás dessa ação. É essencial ter em mente que, ainda que seja sempre legal receber presentes, não é todo mundo que fará a divulgação (gratuita) de sua marca.

Por isso, tenha definido seu público-alvo e persona (se você não sabe a diferença entre eles, clique aqui) para saber quem você quer conquistar. Por exemplo: uma empresa de bebidas alcoólicas não poderia – nem deveria – enviar um press kit para um influenciador que lida com o público infantil ou adolescente.

Esse cuidado na escolha dos comunicadores corretos é ainda mais importante ao enviar para influenciadores, pois nem sempre uma ação com uma pessoa muita famosa pode ser a melhor opção. É importante entender sobre o mercado de influenciadores e os requisitos ao escolher trabalhar com algum deles.

Defina o objetivo da sua ação

Se a empresa quer enviar um press kit apenas porque está “na moda”, há muitas chances de ser uma ação furada. Se não existe uma notícia para dar, como um lançamento ou ação específica, repense sua estratégia.

Por exemplo: uma empresa de sapatos gostaria de enviar três modelos de seu calçado, mas que não são uma novidade, para uma blogueira famosa. O press release não tem muitas informações além da história da marca.

A influenciadora recebe um volume gigante de pacotes em sua casa ou caixa postal todos os dias. Entre os press kits criativos e uma ação sem graça, qual você imagina que ela dará mais atenção em suas redes?

Caso a empresa insista em enviar algo mesmo sem ter nada novo acontecendo, você deve pensar em uma maneira de “amarrar” a comunicação. Por exemplo, pensar em datas comemorativas (acredite, existem datas comemorativas durante toooodo o ano e você com certeza encontrará uma maneira de utilizá-las a seu favor).

Um bom exemplo seria se uma marca de ketchup quisesse fazer uma ação. Que tal utilizar o Dia do Hamburguer para mandar os ingredientes para influenciadores e jornalistas e os convidarem para comemorar a data fazendo seu próprio hamburguer?

Você também pode aproveitar o que está acontecendo no mundo, como a própria pandemia (infelizmente uma oportunidade para uma empresa de higiene pessoal) ou um meme onde sua empresa pode se divertir e criar mídia espontânea.

E como realmente fazer um press kit criativo?

Conhecendo a sua marca, o seu público e qual o objetivo da ação, você pode partir para a parte mais legal: pensar em como ser criativo! Faça reuniões de brainstorm com a sua equipe e não esqueça – nenhuma ideia é boba ou absurda. Esse é o momento em que tudo é bem-vindo.

Fuja do óbvio! Se a sua empresa vende ração para gatos e, claro, se você sabe que quem vai receber tem pets, o óbvio seria enviar ração para eles. Mas será que não poderiam ter opções mais criativas para isso? Como um brinquedo exclusivo para o bichinho ou até algo para os donos?

Tenha uma empresa parceira e de confiança para a execução do seu press kit. Não é fácil encontrar diversos tipos de produtos, personalizá-los, fazer o manuseio e ainda entregar esses press kits. Por isso, ter uma agência de comunicação que o auxilie em todo esse processo pode ser o diferencial para que tudo dê certo.

E, claro, receba os feedbacks dos jornalistas e dos influenciadores. Quem você tem mais contato, por que não ligar ou mandar mensagem perguntando o que achou? Dessa forma, você sabe a opinião sincera para as próximas ações!


press_kit_criativo

Como saber se a ação deu certo?

Além de enviar o press kit para o seu mailing, é essencial acompanhar as publicações para monitorar se a ação realmente foi bem-sucedida. Para isso, tenha em mente os KPIs mais importantes para você. Seria o número de publicações? Ou, no caso de blogueiras, o número de interações que esse material teve?

No caso de lojas, um bom KPI também é o de cupom de desconto. Muito comum entre os influenciadores, você pode enviar uma carta com um cupom daquela pessoa – como o nome dela e o desconto que a pessoa terá ao usá-lo (NOME10). Com isso, você consegue analisar quantas vendas foram feitas com o cupom específico após a publicação nas redes sociais.

Também é importante não ficar chateado caso alguma pessoa não dê a publicação esperada. Lembre-se que o relacionamento entre empresa e comunicador deve ser feita em longo prazo e aproveite a oportunidade para ficar mais perto dele e, inclusive, perguntar como poderia ser mais assertivo nas próximas comunicações.

Nós te ajudamos com o press kit criativo perfeito

Entre os serviços oferecidos pela Claros Apoio está desde a concepção do projeto de press kit até o manuseio e entrega desses kits. Em um de nossos projetos, fizemos um press kit com produtos infantis (babador, pelúcia, chupeta, toalhinha, entre outros) para uma conceituada marca de fraldas.

Fomos responsáveis, também, pela produção e manuseio de uma mini sacola de feira com o manuseio de sucos dentro delas. Em outro exemplo de press kit criativo, fizemos o press release com um porta-retrato digital ao invés de mídia tradicional.

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