top of page

Devo contratar uma empresa de marketing digital?

Devo contratar uma empresa de marketing digital?

A pandemia do novo coronavírus obrigou – se não todas – quase todas as empresas a olharem para o digital. Quem já tinha um posicionamento online o fortaleceu e, quem ainda não tinha, teve que buscar o engajamento para aumentar seu valor de marca e crescer sua cartela de clientes.

Uma dúvida que surge ao trabalhar as redes sociais é: devo contratar uma empresa de marketing digital? A resposta é: depende. Ao realizar o marketing digital em sua própria empresa, o maior problema é não ter especialização no assunto. Isso pode acabar tirando o foco daquilo que realmente necessita fazer e sobrecarregar a equipe, prejudicando a produtividade.

Por outro lado, contratar uma agência de marketing traz benefícios, mas a escolha deve ser bem fundamentada, escolhendo uma empresa que esteja alinhada aos seus objetivos e valores. A agência também te dá acesso imediato a todas as ferramentas, tecnologias e estratégias para que as metas sejam alcançadas.


quando devo contratar uma agência de marketing digital

Outro benefício é contar com uma equipe preparada para ajudá-lo na implementação de planos e processos de marketing digital necessários. Entre os profissionais que poderão estar envolvidos estão: redatores, gerentes de conteúdo, designers, programadores e analistas.

Além disso, ao contratar uma empresa de marketing digital, você não receberá “apenas” posts ou textos, mas pesquisas, análises estratégicas, insights e mensuração de todos os resultados obtidos.

Então, quando contratar uma empresa de marketing digital?

Antes de bater o martelo, separamos alguns dos motivos a se considerar no momento de contratar uma agência:

Ajuda nos resultados

Se você já tem presença digital, mas os resultados não são satisfatórios, talvez seja o momento de buscar um novo recurso para as ações de marketing e vendas. O planejamento e suporte de uma agência de marketing digital podem ser o empurrão necessário para que o retorno seja efetivo. Você poderá mensurar os resultados, comparar e acompanhar a aplicação das estratégias.

Você não tem e não quer ter um time interno

A parceria com uma empresa de marketing digital cortaria boa parte da dor de cabeça em relação à produtividade e aos custos dedicados à comunicação e marketing. Nem sempre ter uma equipe de marketing corresponde à realidade financeira das empresas. O espaço também pode ser um requisito, pois uma equipe, ainda que pequena, precisa de local adequado para trabalhar. O custo-benefício, nesse caso, é o ponto mais importante a ser considerado.

Empresa sem know-how

Nesse caso, sua empresa não tem pessoas que saibam fazer um bom marketing. Muitos empreendedores agem por contra própria ao considerar as ferramentas disponíveis na web, mesmo sem expertise. Dessa forma, investem dinheiro em um negócio que não compreendem, não entendem os resultados e nem aonde o dinheiro está indo. Além do desperdício de verba, conteúdo sem planejamento pode gerar tráfego reverso ou mesmo má impressão do negócio.

Urgência de retorno

A parte financeira da empresa está em apuros? Uma boa estratégia de marketing pode ajudar na captação de novos clientes, além de ajudar na presença de seu negócio no mercado. O marketing tem inúmeras ferramentas para isso, mas quando falamos de marketing digital, o alcance ainda é maior do que no marketing tradicional e a um custo mais baixo.

Concorrentes estão na liderança

Se os esforços de seu negócio não estão rendendo e você tem dificuldade de acompanhar as tendências do mundo do marketing, procure ajuda especializada. Uma empresa de marketing digital será capaz de lançar seu negócio, com métodos e ferramentas iguais ou até mais sofisticadas que os da concorrência.

Dificuldade de captar bons leads

Nem sempre é fácil encontrar os clientes ideais, mas o trabalho de uma boa agência pode reverter essa situação. O marketing digital otimiza a conversão de leads e repassa os mais interessantes ao negócio – por isso, o diálogo com o setor de vendas é essencial.

Vantagens que uma empresa de marketing digital te oferece

Você já analisou todos os pontos internos que te fariam escolher a contratação de um prestador de serviços. Mas, e na hora de buscar uma agência, quais são as vantagens que ela te entregaria?

Acesso a métricas e indicadores

Agências de marketing digital possuem ferramentas e a capacidade técnica e estratégica para entregar análises e relatórios para cada ação desenvolvida, para que juntos possam identificar as estratégias que estão dando maior retorno e as que precisam ser otimizadas e alteradas. Os profissionais são capazes de selecionar os indicadores de desempenho (KPIs) mais estratégicos e analisar os resultados.

Com os indicadores, os especialistas transformam dados brutos em informações relevantes para o seu negócio e você poderá entender melhor sobre o que cada número quer dizer e o que ele mostra. Por exemplo, sem uma análise qualitativa, os números de uma ferramenta como o Google Analytics são apenas números soltos que pouco dizem sobre seu negócio.

Acesso a todas as ferramentas

O mundo do marketing digital tem uma infinidade de ferramentas de otimização, como softwares de automação de marketing digital, inbound marketing, ferramentas de SEO, disparador de e-mail, gerenciador de redes sociais, paniel de palavras-chave, entre outros. Para uma empresa, poderia ser inviável contratar todos esses serviços, mas as agências o utilizam com maestria. É com eles que os profissionais poderão otimizar campanhas, automatizar tarefas, medir resultados, etc.

Equipes criativas

No dia a dia de uma empresa, pode ser difícil que a equipe tenha tempo para parar e ter tempo para reuniões de criatividade. Ao contratar uma empresa de marketing digital, o exercício de criatividade é feito constantemente, pois é parte essencial para criar novas estratégias que gerem conteúdo para o cliente. Dessa forma, você sempre terá novas ideias à disposição para inovar em sua comunicação.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comunicação interna no mundo pós pandemia

Após mais de um ano da pandemia do novo coronavírus, a maior parte das empresas já aprendeu como lidar com o trabalho remoto e o “novo normal”. De acordo com uma pesquisa feita pela Workana, 39,4% das

bottom of page