Os descontos e promoções nos pontos de venda (PDV) atraem muitos clientes, mas outras ações também podem ser tão ou mais satisfatórias. De acordo com uma pesquisa apresentada no Congresso Brasileiro de Live Marketing, 76% das companhias que atuam em trade marketing fazem ações de marketing promocional no PDV.
Ou seja, o marketing promocional está acima de política de descontos. Tanto que a Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro) aumentou o conceito do termo para “toda comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços”.
A conclusão que pode ser tomada é que o marketing promocional tem a capacidade de relacionamento com os potenciais consumidor, assim como aumentar a percepção do valor da marca e fidelizar o seu público. Isso acontece de diferentes maneiras: distribuição de amostras grátis, demonstração de produtos, degustações, ofertas, descontos, programas de pontuação por compras ou entrega de brindes.
O último ponto, em especial, merece atenção. É importante que a marca ou empresa tenha em mente qual a imagem que deseja passar ao seu consumidor e qual público quer atingir. Entenda, ainda mais, sobre a escolha correta do brinde para não errar e acabar fazendo feio com o seu público-alvo.
Fonte: Trade Force
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