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Marketing no Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando! A sua empresa está preparada para aumentar suas vendas ou para encantar seu público interno e externo? Em 2020, o varejo virtual faturou R$ 3,1 bilhões em vendas para a data – aumento de 28% em comparação ao ano anterior. O tíquete médio foi de aproximadamente R$ 472.

É claro que pensar em promoções na loja online para o Dia das Crianças trará oportunidades para gerar mais negócios, mas, independentemente do segmento da empresa, essa é uma ótima época para trabalhar branding, conquistar novos clientes, disseminar sua marca pela internet e até mesmo criar um relacionamento ainda melhor com seus colaboradores.

Prepare-se com antecedência

Para aproveitar o marketing no Dia das Crianças, é necessário alinhar a estratégia, contemplando diversas áreas da companhia, o que requer planejamento e tempo. Campanhas de email, anúncios, postagens de divulgação, ambientação da loja e quaisquer outras ações demandam tempo!

Não esqueça dos pais

É comum vermos anúncios para as crianças falando diretamente com elas. Mas, principalmente no marketing digital, precisamos focar o discurso de vendas nos pais. Isso porque, ainda que as crianças possam pedir algo para os responsáveis, quem realmente decide a compra são sempre os adultos.

Saiba as regras de publicidade para crianças

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) criou a campanha “Somos todos responsáveis” para conscientizar sobre as melhores práticas para a publicidade voltada a crianças. No site da campanha estão disponíveis para download cartilhas educativas. São materiais voltados a jornalistas, pais, mães, publicitários, entre outros.

Regras específicas

Segundo a cartilha da Abap, não é permitido:

  1. utilizar o imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;

  2. incluir conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenham algum tipo de preconceito racial, religioso ou social;

  3. apresentar publicidade em formato jornalístico, o que pode confundir o público;

  4. difundir o medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou serviço anunciado;

  5. desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem as refeições;

  6. encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável;

  7. associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;

  8. fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.

Engaje o público interno

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para trazer seus colaboradores para perto. Confira algumas ações simples – mas que podem encantar a todos:

Quem é essa criança?

A área de comunicação ou RH pode pedir a todos os colaboradores que enviem fotos suas de quando eram crianças para que os colegas descubram quem é quem. A brincadeira pode ser feita por e-mail, em uma rede social interna ou até na tv corporativa na sede da empresa.

O que eu quero ser quando eu crescer

Os colaboradores que têm filhos fazem um vídeo curto perguntando a eles o que querem ser quando crescer e enviam para a equipe responsável. No Dia das Crianças, um vídeo com todas as mensagens é enviado para todos da equipe.

Dia das Crianças na empresa

Quando a pandemia acabar, o Dia das Crianças será perfeito para levar os filhos para passar o dia na empresa. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, cada criança pode ganhar um kit de trabalho – com crachá e uniforme.

Ofereça brindes especiais

Os brindes são bacanas tanto para quem tem loja – associando o presente com uma venda – quanto para quem quer conquistar o público interno. Para te ajudar a encontrar um brinde especial, separamos três opções:

Um conjunto de 12 lápis de cor, mas um pouco diferente. Todos os lápis são quadrados e podem ser gravados com qualquer arte, se tornando uma espécie de quebra-cabeça. Cada vez que a criança utilizá-los para pintar e desenhar, terá que remontar o desenho original para guardá-los. Pode acompanhar desenhos para pintar e atividades lúdicas.


brindes dia das crianças

Jogos sempre conquistam os pequenos. Agora imagine dar um produto que os coloca em outra realidade e possam jogar interagindo com todo o ambiente. É o que os Óculos de Realidade Virtual oferecem a partir de experiência 3D.


brindes tecnológicos

Semelhante a um Tangram, a Claros Apoio desenvolve quebra-cabeças que podem se tornar o logo de uma empresa e outros desenhos (como um coração ou uma fábrica). Essa é uma ótima ideia para presentear a criança com um jogo educativo e que sempre estará com a marca da empresa em evidência.


brindes dia das crianças
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