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Conheça as métricas de marketing digital

Cinco diferentes métricas de marketing digital são essenciais para que você saiba se a sua estratégia está dando certo. Esses dados servem para acompanhar o sucesso de uma estratégia, saber se ela está gerando resultados e para ajudar a decidir quais os próximos passos a tomar.

1. Leads gerados

Gerar leads é uma das partes mais fundamentais de uma estratégia de marketing digital. É com essa métrica que você pode entender se está atraindo pessoas que têm um real interesse no seu ramo de atuação ou nas soluções que a sua empresa oferece.

O ideal é acompanhar mensalmente o resultado das ações de gerações de leads. Assim, é possível saber se esse número está diminuindo e colocar em prática novas ações.

2. Taxa de conversão no funil de vendas

A melhor maneira de diagnosticar gargalos em uma estratégia de marketing é acompanhando as taxas de conversão do funil de vendas. Em geral, ele é dividido em quatro partes: visitantes, leads, oportunidades e clientes. Ou seja, é preciso acompanhar os visitantes que viraram leads, leads que viraram oportunidades e oportunidades que viraram clientes.


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3. Oportunidades de vendas

Acompanhar o número de oportunidades de vendas geradas pelas estratégias de marketing revela se as ações planejadas estão surtindo efeito em termos de vendas para a empresa. Esse acompanhamento ajuda não somente a ver se a estratégia de geração de leads está sendo um sucesso, mas também se está conseguindo qualificar os leads.

4. Custo de aquisição de clientes

É importante calcular (e acompanhar) o custo de aquisição de clientes, também conhecido como CAC. Por definição, o CAC é “o conjunto de investimentos feito para convencer um prospect a se tornar cliente”.

Para calcular o CAC, é preciso somar o investimento em marketing e em vendas e dividir pelo número de clientes conquistados em determinado período de tempo.

5. Retorno sobre Investimento

Também conhecida como ROI, é a métrica que demonstra se um investimento teve saldo ou negativo. para encontrar o ROI, é preciso subtrair os custos da estratégia da receita gerada por ela e dividir esse montante pelos custos. O resultado é expressado como uma porcentagem ou um fator.

Fonte: Diário do Comércio

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