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Como trabalhar o marketing no carnaval

Como trabalhar o marketing no carnaval

As sazonalidades são períodos determinados no ano, as quais não são recorrentes e sim pontuais, assim, dependendo a época, período ou feriado em especifico, gera um impacto diferente na demanda do mercado, abrindo novas oportunidades de marketing para as empresas. Um dos períodos que mais aquece o mercado brasileiro é o Carnaval, permitindo que empresas de diversos segmentos elaborem estratégias de marketing para alavancar as suas vendas.

Diante de inúmeras estratégias que podem ser elaboradas para o Carnaval, é comum surgir dúvidas de como trabalhar o marketing de sua empresa para atingir bons resultados. Para te dar uma luz neste assunto, no post de hoje vamos falar sobre como você pode trabalhar o marketing de sua empresa durante a folia de Carnaval e como desenvolver suas próprias estratégias. Acompanhe logo abaixo!

Como trabalhar o marketing da sua empresa no Carnaval?

O live marketing, marketing de oportunidade e de guerrilha são os que melhores se encaixam no carnaval, principalmente quando se combinam as características dentre elas, pois conseguem impactar diretamente no consumidor enquanto interage com ele, gerando uma relação mais próxima com o mesmo. Além disso, outra característica em comum destes tipos de marketing, é a necessidade de criatividade e coerência com a sua empresa. A criatividade é necessária para elaborar estratégias únicas e inovadoras, com o objetivo de gerar mais destaque para a sua empresa, por conta disso, é também preciso que contenha coerência com o seu segmento de atuação, para gerar mais vendas e crescimento da marca.

O Poder do Live Marketing

O live marketing é realizado através de ações que envolvem a interação com o público, sendo com eventos, feiras, ações promocionais, ações digitais nas redes sociais e entre outras coisas do gênero, podendo estimular os cinco sentidos do consumidor, o que o torna ainda mais impactante dentro de um contexto de carnaval, que envolve todos os sentidos e mais a emoção do evento.

Um dos meios de entrar na memória do público no carnaval é através de brindes, que além de se tornar uma lembrancinha de carnaval, pode ser útil durante o evento, gerando maior praticidade, como copos personalizados que contenham a sua marca.

Um exemplo é a marca de roupas C&A, que próximo do período de carnaval, lançou uma coleção de roupas que podem virar fantasias descontraídas, tendo uma dupla utilidade para o cliente, além disso, o seu vídeo de divulgação com uma edição bem-feita focada no público jovem viralizou nas redes sociais.

O marketing de oportunidade também pode contribuir

O marketing de oportunidade consiste em elaborar estratégias utilizando de algo viral, que está no momento ou que é um dos assuntos mais comentados dos últimos dias. Deste modo, se o público-alvo estiver envolvido com o assunto, o impacto que a sua empresa gera é bem maior, gerando uma relação mais próxima do consumidor, por conta disso, é interessante ficar atento as redes sociais e as mídias para ficar por dentro dos temas. Esta estratégia pode ser combinada com o live marketing para aumentar a efetividade de sua campanha.

Um dos exemplos disso é a marca de cerveja Skol, que em 2015 através de campanhas online, offline e até de marketing de guerrilha, utilizou de “memes” virais da época e influenciadores digitais que estavam em alta para divulgar sua marca enquanto abraçou a luta contra a violência à mulher e o combate ao preconceito de raça, gênero e sexo, o que infelizmente não é difícil de acontecer problemas relacionados durante a folia de Carnaval.


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Pré-Carnaval: abuse do marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é realizado principalmente em locais públicos, que contenham um grande fluxo de pessoas. As estratégias consistem na interação do público com o cenário, onde é personalizado com as características da marca ou produto em questão, por exemplo, modificar o piso ou os bancos do local com a embalagem de seu produto ou levar mensagens que conscientizam as pessoas utilizando dos valores de sua marca.

O Marketing de Guerrilha pode ser eficiente no período que está próximo do carnaval, servindo para agregar valor a sua empresa. Onde se pode utilizar de um produto ou a própria marca para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados durante o carnaval, e até os benefícios que o seu produto pode trazer para a pessoa durante este período.

Independente da Estratégia, o Planejamento é Imprescindível

Independente da sua estratégia de marketing para o Carnaval, assim como outras estratégias de marketing, o planejamento é uma das etapas mais importantes de todo o processo, onde você estuda o seu público-alvo para gerar o melhor meio de se comunicar com ele e quais elementos utilizar, lembrando-se sempre de realizar com criatividade, se destacando dos concorrentes. Além disso, é uma fase importante para definir o orçamento disponível, recursos que serão necessários e datas dos eventos, deste modo, é possível elaborar uma boa campanha usufruindo do máximo possível do seu orçamento e recursos disponíveis. Quer conhecer mais sobre o mundo do Marketing? Não deixe de conhecer o nosso blog!

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