O que é Live Marketing e como utilizá-lo

O que é Live Marketing e como utilizá-lo

Você conhece o termo Live Marketing? Essa categoria de marketing é responsável por cuidar de toda a comunicação direta entre uma marca e seu consumidor. Impulsionado pela internet, o termo “live” (ao vivo) tenta traduzir a necessidade das empresas de estar sempre com seus clientes. Um dos focos é tentar tirar a associação de da marca com um produto e serviço e ligá-la a um conceito, como inovação ou sustentabilidade.

Ou seja, Live Marketing nada mais é que uma evolução de Marketing Promocional. O objetivo está em atingir o potencial cliente de maneira direta. As ações mais comuns são a distribuição de brindes, realização ou participação em eventos, ações em pontos de venda ou promoções. O desafio, agora, é conseguir abranger diferentes tipos de tecnologia para sempre estar presente na mente do consumidor.

Live Marketing ou Marketing Promocional?

O já tão conhecido Marketing Promocional se tornou Live Marketing. De acordo com a Ampro (Associação de Marketing Promocional), Live Marketing “é a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas, produtos e serviços”. Ou seja, é onde se inserem todas as ações, eventos e campanhas que ocorram ao vivo na relação do público com a marca.

Impulsionado pela internet, o termo “live” (ao vivo) tenta traduzir a necessidade das empresas de estar sempre com seus clientes. Um dos objetivos é tentar tirar a associação de da marca com um produto e serviço e ligá-la a um conceito, como inovação ou sustentabilidade. As ações mais comuns são a distribuição de brindes, realização ou participação em eventos, ações em pontos de venda ou promoções.

Brindes

Diferentes estudos já demonstraram que entregar brindes promocionais é uma das ações de Live Marketing mais bem aproveitadas. Um cliente pode lembrar-se de uma marca por meses ou até anos depois do presente ganho. O tempo aumenta se a empresa souber alinhar criatividade e utilidade.

Um produto que possa ser usado no dia a dia faz com que o público-alvo esteja sempre em contato com a marca, tendo uma lembrança clara de quem poderá servi-la quando precisar de certo produto/serviço. Ter uma solução inovadora é tão importante quanto. Assim com a usabilidade, a criatividade conquista e faz com que o seu público sempre se recorde de sua empresa como algo novo e que se reinventa.

Eventos

Estar presente em um evento pode ser um dos pontos fortes de reconhecimento de marca. Ter um stand em uma feira, por exemplo, faz não só que a empresa seja vista, mas que possíveis clientes tenham mais espaço para conhecer e se aproximar de um serviço ou produto.

Já um Congresso agrega não somente valor à marca, mas conhecimento. Se colocar como um especialista de determinado assunto pode fazer com que as pessoas vejam a marca com maior valorização e confiabilidade.


shutterstock_575844202

Como Realizar ações de Live Marketing

O planejamento é o primeiro passo para que as ações de live marketing sejam efetivas. Para isso, faça análises de mercado para entender a posição de sua empresa, entender melhor seu público, entre outros. Isso é essencial para definir a linguagem e o meio de comunicação de sua ação especial.

Além disso, inspire-se em ações de grandes empresas – mas lembre-se de não copiá-las. A originalidade e a inovação com criatividade são chaves para o sucesso. Lembre-se sempre de envolver bastante o público, fazendo com que ele o interaja com a sua empresa, aumentando o engajamento e até mesmo suas vendas.

Exemplos de cases de Live Marketing

Quem não se lembra dos mamíferos da Parmalat? Um dos cases mais bem-sucedidos de Live Marketing no Brasil, juntava o comercial da marca com a distribuição de pelúcias iguais aos da televisão. As mais de 15 milhões de pelúcias resultaram em crescimento de 80% no reconhecimento da marca. Até hoje a campanha é lembrada como uma das ações mais famosas dos anos 90.

Uma das empresas que melhor utiliza dessas possibilidades é a Coca-Cola, que tenta aproximar seus clientes com ações que signifiquem mais que somente beber refrigerante. Foi o caso de uma ação feita em Xangai para aproximar casais em um parque. Todas as garrafas que foram compradas em uma máquina de autoatendimento eram mais difíceis de abrir, fazendo com que as pessoas pedissem ajuda umas às outras para abri-las.

As ações também podem ser feitas com brindes. A Kibon já utilizou de seus palitos de sorvete para presentear alguns sortudos com prêmios especiais. De acordo com dados da empresa, as vendas do picolé Fruttare aumentaram em 31% no ano da campanha.

#compartilhamento #clarosapoio #livemarketing #marketingpromocional #marketingdigital #marketing #açõesoffline

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Após mais de um ano da pandemia do novo coronavírus, a maior parte das empresas já aprendeu como lidar com o trabalho remoto e o “novo normal”. De acordo com uma pesquisa feita pela Workana, 39,4% das