O que é influenciador digital?

O que é influenciador digital?

Com o crescimento das redes sociais em todo o mundo, surgiu um novo tipo de profissionais: o influenciador digital. Como o nome já diz, influenciador digital é aquele que possui um público fiel e que confia em seus posicionamentos, sendo influenciado em suas tomadas de decisão por ele.

Geralmente, quando pensamos em influenciadores digitais, nomes de pessoas muito famosas vem à mente, como o YouTuber Felipe Neto ou pessoas que têm muitos seguidores. Mas essa métrica já não é a única olhada pelo mercado para considerar um influenciador digital.

 Tamanho do influenciador digital

Já não existe uma quantidade mínima de seguidores para que uma pessoa seja considerada uma influenciadora digital. Ela pode ter desde milhões de seguidores, até centenas deles:


tamanho influenciador digital

Em uma visão simplista, escolher uma atriz com milhões de seguidores parece ser a melhor estratégia. Mas essa nem sempre é verdade. Uma marca de xampu e condicionador para cabelos crespos, por exemplo, pode fazer uma ação com uma microinfluenciadora que fale sobre o assunto e, provavelmente, terá mais resultados do que com uma macroinfluenciadora.

Como medir a influência?

Se apenas o número de seguidores não é o suficiente para a escolha do influenciador digital, o que mais deve ser observado? São, basicamente, três conceitos: Alcance, Ressonância e Relevância.

Alcance: é o potencial de um influenciador digital de “espalhar” sua mensagem. Quanto mais seguidores, geralmente, maior seu alcance.

Ressonância: demonstra se seus seguidores realmente estão passando essa mensagem adiante. O que essa pessoa diz é compartilhado, discutido e comentado? Os posts têm interação e engajamento dentro do nicho esperado?

Relevância: é a importância do influenciador digital dentro de seu segmento. Ou seja, ele não precisa ter milhões de seguidores, mas deve ser visto com relevância dentro do mundo que a marca deseja atingir.

Quais os tipos de influenciadores digitais nas redes?

Basicamente, qualquer pessoa pode ser um influenciador digital. Mas existem algumas categorias comuns nas redes sociais:

  1. Nativos digitais: são aqueles famosos por seus conteúdos nas próprias plataformas online, como blog, YouTube, Instagram, podcast, etc. Por exemplo: Whindersson Nunes, Felipe Neto, Camila Coutinho e Patrícia Reis.

  2. Celebridades: são as pessoas que se tornaram famosas em mídias tradicionais — como TV, cinema, rádio. Por exemplo: Anitta, Bruno Gagliasso, Agatha Moreira e Vitão.

  3. Jornalistas: assim como as celebridades, são os profissionais que usaram a reputação e o renome de outras mídias para construir seu próprio público, como Evaristo Costa e Fernanda Gentil.

  4. Ativistas: formam sua audiência porque conseguiram conquistar uma posição de liderança em grupos que se unem em torno de uma causa. Por exemplo: Emma Watson e Luisa Mell.

#influenciadordigital #marketing #marketingdigital #redessociais

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Após mais de um ano da pandemia do novo coronavírus, a maior parte das empresas já aprendeu como lidar com o trabalho remoto e o “novo normal”. De acordo com uma pesquisa feita pela Workana, 39,4% das