O que é comunicação interna e qual a sua importância?

O que é comunicação interna e qual a sua importância?

Muitas empresas, ao pensar em se comunicar, pensam somente em seu público externo. Mas esquecem de se perguntar o que é comunicação interna e qual a sua importância para o negócio.

É a comunicação interna que garante que os colaboradores da empresa estejam alinhados ao discurso oficial da companhia, assim como seus valores e crenças – tornando-os engajados para vestir a camisa da empresa nos melhores e piores momentos.

De acordo com Margarida Kunsch, especialista em comunicação organizacional, “por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e é necessário para seu desenvolvimento”.

Ou seja, a comunicação interna não é apenas alinhar as pessoas ao discurso da companhia, mas mostrar aos funcionários os objetivos em curto e longo prazo, esforçando-se para que estejam engajados e trabalhando por essas metas. Esse tipo de estratégia afeta no crescimento da empresa e na produtividade dos colaboradores, já que faz com que eles trabalhem mais focados no alcance das metas e desafios propostos.


o_que_e_comunicacao_interna

Entre os principais benefícios da comunicação interna estão:

– Alinhamento de objetivos e discurso

– Integração e Produtividade

– Colaboradores motivados

– Diminuição de rumores e fofocas

– Sentimento de pertencimento

– Engajamento dos funcionários

Como trabalhar a comunicação interna?

Existem diferentes maneiras e canais para que a comunicação interna seja bem trabalhada. Desde comunicados oficiais até eventos de integração, a área pode ser muito bem aproveitada para aumentar o engajamento dos funcionários.

Uma das comunicações que podem ser utilizadas é a TV Corporativa, para deixar a comunicação mais dinâmica e efetiva. Por meio de notícias e informações exibidas em lugares posicionados estrategicamente, os colaboradores podem ficar a par de tudo que acontece e até receberem treinamentos e capacitações à distância.

Também são uma ótima opção os jornais ou revistas internos. Eles destacam as notícias mais importantes e podem ser separados por setor. O material pode ser feito impresso, porém seu preço é mais elevado, ou digital.

Mas, além de oferecer informações aos colaboradores, a comunicação interna também é sobre escutar. Uma maneira de ter conversas é por meio dos eventos, como café da manhã da equipe ou happy hour. Dessa maneira, os funcionários se sentem à vontade, sem a obrigação de dar um feedback.

#comunicação #comunicaçãointerna #marketing

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Após mais de um ano da pandemia do novo coronavírus, a maior parte das empresas já aprendeu como lidar com o trabalho remoto e o “novo normal”. De acordo com uma pesquisa feita pela Workana, 39,4% das