Levitação magnética funciona com repulsão de imãs. Entenda!

“Dois polos iguais de um imã se repelem”. Lembramos deste aprendizado ainda na época da escola, mas pode ser que você não se lembre de isso ter sido realmente útil na área de marketing. Porém, o magnetismo pode criar produtos muito interessantes e que impressionam um possível presenteado. Esse é o caso da Levitação Magnética, tecnologia que permite que um objeto fique flutuando.

Vamos explicar direitinho para você. Ao colocar os polos semelhantes perto um do outro, eles se afastam. Mas a repulsão magnética pode ter um efeito giroscópico que cria uma estabilidade entre os dois imãs. Dessa maneira, um dos polos começa a flutuar.


claros apoio levitador magnetico

Parece mágica, mas não é! Isso acontece porque o corpo que gira tende a não modificar seu eixo de rotação e, por isso, não cai. Ou seja, a força magnética acaba compensando o peso e conserva o corpo flutuante em seu lugar.

Para fazer um experimento, é preciso de um suporte com braçadeiras, dois imãs (ainda que pequenos), tubo transparente com a boca da mesma largura dos imãs e um objeto (não metálico) que não seja mais pesado ou maior que os imãs e uma caneta. Em primeiro lugar, aproxime os dois imãs. Se eles se atraírem, mude o lado de um deles. Marque com a caneta os lados que estão de frente para o outro.

Em seguida, levante o suporte com braçadeiras o máximo que puder. Ajuste a braçadeira à espessura do tubo e os encaixe. Coloque o objeto sobre um dos imãs (do lado sem marcação) e, em seguida, ponha os dois dentro do tubo – com o lado marcado para baixo e o segure para que não caia.

O outro imã deve ir diretamente abaixo do tubo, com seu lado marcado para cima. Nesse momento você pode parar de segurar o primeiro imã, que deve começar a flutuar.

Mas é claro que algumas empresas já descobriram uma maneira mais profissional de prover flutuação por magnetismo. É o caso do Levitador Magnético vendido pela Claros Apoio. A peça, toda feita em metal, pode fazer levitar peças de até 400g em cima de uma moeda. Confira mais no nosso site.

Link para as fontes:

eHow Brasil.

#imãs #Levitaçãomagnética #repulsão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo